Um condutor atropelou, esta sexta-feira, um grupo de pessoas junto a um mercado de Natal, na cidade de Magdeburg, na Alemanha. O condutor da viatura foi detido e interrogado pelas autoridades. O governador da Saxónia-Anhalt confirmou a morte de pelo menos duas pessoas, um adulto e uma criança. Quase 70 pessoas ficaram feridas: 15 em estado grave, 37 com ferimentos moderados e 16 ligeiros.
O condutor - um médico de 50 anos natural da Arábia Saudita que chegou à Alemanha desde 2006 - terá conduzido cerca de 400 metros em 'zig-zag', enquanto atropelava quem se encontrava no local.
O ataque terá ocorrido poucos minutos depois das 19:00 horas locais. De acordo com várias testemunhas oculares a viatura - um BMW - atravessou as barreiras de segurança e abalroou a alta velocidade quem se encontrava junto ao mercado de Natal.
Várias tendas foram montadas no recinto do mercado de Natal para prestar auxílio às vítimas. As autoridades montaram um dispositivo policial e evacuaram o local enquanto procuravam por explosivos. As hipóteses de um atentado bombista e de eventuais cúmplices foram entretanto descartadas.
Políticos alemães reagem ao ataque
O chanceler alemão recorreu à rede social X (antigo Twitter) para reagir ao ataque violento desta tarde. Na publicação, Olaf Scholz envia condolências às famílias das vítimas e agradece o trabalho das autoridades presentes no local.
O governante do Estado alemão da Saxónia-Anhalt, Reiner Haseloff (CDU), fala num "acontecimento terrível" a poucos dias do Natal.
A ministra do Interior, Nancy Faeser, tinha recentemente apelado ao público para estar vigilante nos mercados de Natal, sem mencionar quaisquer ameaças específicas.
Arábia Saudita condena ataque e rejeita violência
Através de uma nota divulgada, na rede social X (antigo Twitter) do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Governo saudita expressou solidariedade com o povo alemão e todas as vítimas do ataque.
Ataque levou à evacuação de outro mercado de Natal
O mercado de Natal na cidade de Erfurt foi evacuado por precaução após o ataque em Magdeburg.
Devido a atentados recentes ocorridos em mercados de Natal na Alemanha, incluindo com atropelamentos mortais, as autoridades estabeleceram perímetros de segurança à volta dos mesmos, alguns guarnecidos com barreiras de betão e arame farpado.
Em 2016, um camião atingiu uma multidão num mercado de Natal no centro de Berlim. Na altura, o ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI), matou 13 pessoas e 70 ficaram feridas.
[Última atualização às 01:00]
- Com Lusa