A Comissão Europeia (CE) propôs esta quarta-feira um plano de ação para a indústria automóvel, que garante condições de concorrência equitativas para um setor que enfrenta “um ponto de viragem crítico”.

A Comissãocedeu aos seus apelos de flexibilizar as metas para as emissões de dióxido de carbono (CO2) previstas para este ano. “A Comissão vai propor este mês uma alteração específica do Regulamento Normas de CO2 para automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros. A alteração, se adotada, permitiria aos fabricantes de automóveis cumprir os seus objetivos de conformidade através da média do seu desempenho ao longo de um período de três anos (2025-2027), permitindo-lhes compensar eventuais insuficiências num ou dois anos com resultados excedentários no(s) outro(s) ano(s), mantendo simultaneamente a ambição global em relação aos objetivos para 2025”, adianta a nota da Comissão Europeia.

Desta forma, as multas a aplicar à indústria automóvel por não conseguirem alcançar as metas de redução de emissões, só vão poder surgir em 2028.

Já no que respeita ao plano de apoio ao setor automóvel, Bruxelas definiu cinco pilares: inovação e digitalização, transição para uma mobilidade limpa, garantia da competitividade e da resiliência da cadeia de abastecimento, melhoria das competências e abordagem da dimensão social, e por último, garantir condições equitativas e um ambiente de negócios competitivo.

A Comissão revelou ainda que com o objetivo de manter uma forte base de produção europeia e evitar dependências estratégicas, vai disponibiliza €1,8 mil milhões para criar uma cadeia de abastecimento segura e competitiva de matérias-primas para baterias, o que ajudará a apoiar o crescimento da indústria automóvel europeia.

“Existe um enorme potencial inexplorado no mercado mundial no que diz respeito à inovação e às soluções limpas. Quero que a nossa indústria automóvel europeia assuma a liderança. Promoveremos a produção interna para evitar dependências estratégicas, especialmente no que diz respeito à produção de baterias. Manteremos os nossos objetivos de emissões acordados, mas com uma abordagem pragmática e flexível. O nosso objetivo mútuo é uma indústria automóvel sustentável, competitiva e inovadora na Europa que beneficie os nossos cidadãos, a nossa economia e o nosso ambiente.”, disse a presidente da Comissão, Ursula Von der Leyen, no comunicado revelado

O documento hoje conhecido resulta de um mês de diálogo estratégico entre o executivo e as partes interessadas, e tem como objetivo assegurar um setor automóvel sólido e sustentável e ajudar a libertar o seu poder inovador, de um setor que representa 7% do PIB da União Europeia (UE) e que se encontra num momento “crucial” da sua transição para emissões zero até 2035.