Esta sexta-feira vai ser de chuva e vento, por vezes fortes. 11 distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo devido à precipitação. Toda a costa está em alerta por causa da agitação do mar.

O céu vai estar "muito nublado", de acordo com previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A região Sul poderá ter neblina ou nevoeiro.

Onze distritos do Centro e Norte de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo face à previsão chuva. É o caso de Bragança, Vila Real, Viseu, Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Leiria.

Na Grande Lisboa, as previsões apontam para chuva que deverá enfraquecer a partir da tarde. Na região do Porto, a precipitação poderá ser por vezes forte.

As rajadas de vento podem chegar aos 95 km/h, sobretudo no litoral oeste e nas terras altas.

Poderá ainda ocorrer trovoada no Norte e Centro a partir da tarde.

Toda a costa está igualmente sob aviso devido à agitação marítima, com ondas que podem chegar aos 10 metros a norte do Cabo Raso, em Cascais. Este aviso divide-se em dois: é laranja a partir do distrito de Lisboa até Viana do Castelo e amarelo nos distritos a Sul.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam para o agravamento do estado do mar até às 12:00 de sábado. Neste sentido, recomendam que se evite passeios junto ao mar e a pesca lúdica. Sugerem ainda que se reforce a amarração e mantenha uma vigilância apertada das embarcações atracadas.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Em relação à temperatura, as previsões do IPMA para esta sexta-feira apontam para uma "pequena subida" da mínima e para uma "pequena descida" da máxima.

Já para o fim de semana, espera-se uma melhoria do estado do tempo, sem avisos meteorológicos para a chuva e vento. Há apenas aviso amarelo para a costa de Portugal Continental no sábado.