Nos últimos anos, o “Tiny Desk Concert” da NPR tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade dentro e fora dos Estados Unidos. A rubrica consiste em pequenos concertos intimistas e descontraídos na redação da rádio pública norte-americana, situada na cidade de Washington, D.C. Desde 2008, data em que este formato começou a ser produzido, já passaram grandes nomes da música internacional que vão desde o hip-hop de Tyler, The Creator à música pop de Dua Lipa, mas há três artistas portuguesas que também já conquistaram elogios.
A mais recente convidada do "Tiny Desk Concert" foi a fadista Carminho. A sua última tour pelos Estados Unidos e a participação no filme "Pobres Criaturas" do realizador Yorgos Lanthimos, abriram caminho para que a artista portuguesa pudesse dar a conhecer ao mundo a beleza do fado e as sonoridades da guitarra portuguesa.
“O convite surgiu e foi durante a minha tour pelos Estados Unidos, em novembro de 2024, que tive a oportunidade de gravar os temas ‘O Quarto’, ‘Marcha de Alcântara’, ‘Os Argonautas’, ‘Deixei a Minha Casa’ e ‘Estrela’”, disse a fadista em comunicado.
A fadista portuguesa cantou cinco temas do seu mais recente trabalho de estúdio, o EP "Carminho at Electrical Audio", feito com a colaboração do músico e produtor Steve Albini, que faleceu em maio do ano passado, aos 61 anos.
“Todos os artistas deixam um pequeno objeto ou lembrança nas estantes do décor do Tiny Desk. Eu deixei o meu primeiro disco, ‘Fado’… nunca esquecendo que cada uma destas conquistas se deve também ao ponto de partida”, acrescentou.
Num concerto com pouco mais de 20 minutos, Carminho fez-se acompanhar de outros músicos portugueses como Sebastião José Pereira, Flávio Cardoso, João Pimenta Gomes, Pedro Geraldes e Tiago Maia.
"A performance é um lugar na primeira fila para as alegrias e tristezas do espírito do fado, entregue por um artista que usa o gênero como base para explorar outros universos musicais, sempre retornando a uma tradição secular", lê-se na página da NPR sobre o concerto de Carminho.
MARO abriu as portas do escritório da NPR
Se o mundo está rendido às atuações de artistas portugueses no "Tiny Desk Concert", muito se deve à portuguesa MARO. Um ano depois de representar PortugalnoFestival Eurovisão da Canção, em Turim, em 2022, com o tema "saudade, saudade", a artista de 30 anos foi a primeira portuguesa a pisar os estúdios da NPR numa atuação a solo.
Uma performance que lhe valeu elogios da própria cantora Billie Eilish que disse ter ficado rendida à sua voz.
Anos antes já tinha atuado naquele mesmo escritório, mas como membro da banda do cantor britânico Jacob Collier.
A guitarra portuguesa de Marta Pereira da Costa
Meses depois de MARO se estrear no "Tiny Desk Concert", foi a vez da guitarra portuguesa de Marta Pereira Costa viajar até Washington, D.C.
Nesta apresentação, a instrumentista portuguesa apresentou-se em trio, acompanhada por José João Pita Junior na guitarra clássica e Pedro Segundo na percussão.
"Considerada a primeira e única mulher a dominar profissionalmente a guitarra tradicional portuguesa usada no fado", escreveu a NPR.
Ao escritório do “Tiny Desk Concert", Marta Pereira da Costa levou cinco temas: “Terra”, “Movimento”, “Encontro”, a sua primeira composição “Minha Alma” e “Dia de Feira”.