A Câmara Municipal de Lisboa pretende remover mais de 40 jacarandás na Avenida 5 de Outubro para construir um parque de estacionamento subterrâneo.

O plano passa pelo abate de 25 árvores e pela transplantação de outras 22 para outras áreas da freguesia das Avenidas Novas.

Para mitigar os efeitos da medida, o Executivo de Carlos Moedas afirma que serão plantados arvoredos nos passeios laterais da avenida e na Rua da Cruz Vermelha.

“A Avenida 5 de Outubro vai fica mais verde e com mais árvores. A intervenção tem por objetivo construir o novo parque de estacionamento público de Entrecampos e, no final, será duplicado o número de árvores naquela zona, o que contrasta com o plano original para a zona, que previa que todas teriam que ser cortadas”, escreveu a autarquia nas redes sociais.

A polémica começou quando os residentes foram informados do corte das árvores por avisos colocados nas próprias árvores.

Petição contra abate já tem milhares de assinaturas

Na última sexta-feira, enquanto se celebrava o Dia Mundial da Árvore, foi criada por um grupo de cidadãos uma petição contra o abate e transplantação das jacarandás, que já conta com 29 mil assinaturas.

Esta petição exige explicações claras à Câmara Municipal de Lisboa sobre os motivos para os cortes, que estão relacionados com a construção de um parque de estacionamento subterrâneo.

Os peticionários consideram insuficiente a informação fornecida pela autarquia e planeiam organizar uma manifestação para protestar contra a medida.

"Lisboa tem partido o meu coração constantemente"