
A BYD, maior fabricante global de veículos elétricos e híbridos plug-in, continua a traçar metas ambiciosas e já fez saber que pretende atingir até ao final da década, 50% das suas vendas de veículos fora do mercado chinês.
Segundo avança a “Reuters“, esta estratégia representa uma nova trajetória da marca, que tem vindo a crescer em mercados como a Europa, América do Sul e Ásia, e acontece numa altura em que as vendas globais de veículos elétricos e híbridos plug-in, continuam a aumentar.
Nos primeiros três meses de 2025, a BYD vendeu mais de 1 milhão de veículos eletrificados em todo o mundo, um aumento de 60% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registadas 626.263 novas matrículas.
Este forte desempenho da BYD coloca a fabricante chinesa muito perto de ultrapassar a Tesla no total de vendas de veículos 100% elétricos. Já em abril, a BYD superou as vendas de Tesla e Mercedes-Benz no Reino Unido, consolidando uma trajetória de crescimento nos mercados europeus.
Este forte desempenho da marca chinesa tem contribuído para duplicar as vendas da BYF fora do mercado chinês, face a 2024.
Apesar do crescimento global, a BYD a exemplo de outras marcas chinesas, enfrenta algumas dificuldades, para conseguir entrar no mercado norte-americano, especialmente nos Estados Unidos, devido à “guerra” comercial entre os EUA e a China, e às tarifas elevadas impostas pela administração de Donald Trump.
No entanto, segundo os analisas, o crescimento em mercados como a Europa e a América Latina podem vir a compensar a ausência do mercado norte-americano nos próximos anos.
Nesse sentido, a BYD vai inaugurar ainda este ano uma nova fábrica na Hungria, e para 2026 está prevista a abertura de uma nova unidade de produção na Turquia. Para além disso, a marca chinesa já fez saber que uma terceira fábrica na Europa está em fase de estudo.
Fora da Europa, destaque para o Brasil, onde a BYD está a construir uma fábrica, e para a Tailândia, onde a marca inaugurou recentemente uma nova unidade de produção.