Várias pessoas foram atropeladas mortalmente por um condutor que embateu contra uma multidão num festival de rua, este sábado, em Vancouver, no Canadá. “Várias pessoas foram mortas e várias outras ficaram feridas”, publicou a polícia de Vancouver na Internet. “O condutor está sob custódia”.

O incidente ocorreu pouco depois das 20 horas, no centro da cidade, quando membros da comunidade filipina se reuniram para celebrar o Lapu Lapu Day, um festival que evoca um líder anti-colonial filipino do século XVI.

“Os nossos pensamentos estão com todas as pessoas afectadas e com a comunidade filipina de Vancouver durante este período incrivelmente difícil”, escreveu o presidente da câmara de Vancouver.

O primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, afirmou: “Estou devastado por saber dos horríveis acontecimentos ocorridos no festival Lapu Lapu em Vancouver no início desta noite. Estamos todos de luto convosco”.

Uma testemunha disse à CTV News que viu um veículo preto a conduzir de forma errática na zona do festival, pouco antes de a multidão ser atingida. O Vancouver Sun afirmou que milhares de pessoas se encontravam na zona. “Não cheguei a ver o condutor, só ouvi o motor a acelerar”, disse Yoseb Vardeh, operador de um camião de comida, numa entrevista ao Postmedia.

“Saí da minha carrinha, olhei para a estrada e havia corpos por todo o lado”, disse Vardeh. “O condutor atravessou o quarteirão inteiro, foi direito ao centro da multidão.”

"Havia várias pessoas a voar", contou outra testemunha ao Vancouver Sun. "“Havia corpos na rua. Foram atropelados. Alguns já estavam mortos no local.”