O Ministério da Educação recomenda que os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo fiquem na escola até os pais os irem buscar ou até à hora dos transportes escolar.

"Relativamente à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico, as crianças/alunos devem permanecer na escola até os encarregados de educação os recolherem ou até ao horário dos respetivos transportes escolares", escreve o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, na protenação enviada às escolas.

Os diretores têm a competência para decidir sobre as condições de funcionamento de cada escola, "sendo que a prioridade absoluta é a segurança" dos alunos.

Em relação aos alunos mais velhas, desde o 2.º ciclo ao ensino secundário, a decisão cabe às direções dos estabelecimentos, sendo cada caso avaliado isoladamente.

“A competência para avaliar e decidir sobre as condições de funcionamento de cada um dos estabelecimentos de educação e ensino é dos diretores(as), sendo que a prioridade absoluta é a segurança das crianças/alunos(as)”, cita o Público.

Eram cerca das 11h30 desta segunda-feira quando um apagão geral deixou Portugal (e outros países europeus) às escuras. A situação está a afetar o normal funcionamento de serviços essenciais como hospitais, aeroportos, transportes e telecomunicações. A origem? Ainda é desconhecida e pouco se sabe também sobre quando será resposta a normalidade.

O primeiro-ministro garante que a expectativa é que a energia seja restabelecida “ainda hoje”. Sobre se essa reposição será total, o primeiro-ministro garante que as autoridades estão a trabalhar nesse sentido.

Com Lusa