
As autoridades espanholas afirmam que às 12:33 locais, momento em que eclodiu o apagão maciço que afetou a Península Ibérica, "desapareceram subitamente" da rede, durante cinco segundos, cerca de 60% da energia em consumo no momento.
Segundo a agência noticiosa espanhola Efe, citando autoridades espanholas, pelas 12:33 "desapareceram subitamente" durante cerca de cinco segundos 15 gigawatts da energia da rede espanhola.
Fontes governamentais adiantaram à Efe que "as causas desta anomalia" - que durou o dia todo e começou a ser reposta já à noite - "estão a ser investigadas".
Na declaração ao país, Pedro Sánchez, primeiro-ministro de Espanha, tinha confirmado a existência de "uma forte oscilação, em termos técnicos, no sistema elétrico europeu, que desencadeou a interrupção do abastecimento em toda a Península Ibérica e algumas zonas do sul de França", mas garantiu não existir ainda "informação conclusiva sobre os motivos deste corte", não descartando qualquer hipótese.
Mais de 10 horas após o início do apagão desta segunda-feira, cerca de 51% das subestações elétricas de Espanha têm já energia e o abastecimento está a ser restabelecido "em todas as zonas" do país, incluindo na região de Madrid, disse a distribuidora Red Eléctrica.
Segundo a empresa espanhola, às 20:35 locais (19:35 em Lisboa), estava restabelecido o equivalente de 35% da procura de eletricidade no território continental de Espanha (9.200 megawatts). "Está ser reposto o abastecimento de maneira progressiva em todas as zonas elétricas do território", divulgou a Red Eléctrica, numa informação publicada nas redes sociais.