A Alpina comprada em 2022 pela BMW, está a comemorar os 60 anos de existência, num ano que vai ficar marcado pelo fim da preparação de veículos, antes de passar a operar somente no negócio da venda de peças e acessórios, a partir de 2026.

Antes de dizer adeus às suas preparações mais radicais de modelos da BMW, a Alpina decidiu atualizar B8 GT, modelo que tem por base o BMW Série 8 Gran Coupé, e que a Alpina transformou num verdadeiro “monstro” do asfalto, que supera a versão “M”, graças ao motor mais potente que a Alpina já construiu.

Os técnicos da marca de Buchloe aprimoraram o V8 biturbo de 4,4, litros para debitar uma potência de 643 cv, mais 8 cv que a versão “normal” do B8, e mais 18 cv que o BMW M8. Além disso, o binário máximo é 850 Nm, ou seja, mais 50 Nm que o B8 e mais 100 Nm que o M8.

Desta forma, a Alpina anuncia que o B8 GT é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e alcançar uma velocidade de 330 km/h.

O preparador germânico revelou aina que aprimorou o sistema de tração nas quatro rodas e o diferencial eletrónico do Série 8 para permitir enviar uma maior da potência às rodas traseiras, de forma a melhorar a agilidade deste B8 GT, sem comprometer o conforto.

Já os detalhes externos que diferenciam este GT de outros da Série 8 incluem um difusor, entradas de ar e aletas em fibra de carbono, a que se juntam jantes forjadas de 21’’, com porcas de aperto central em alumínio.

No interior, há uma série de referências ao fundador da Alpina, Burkard Bovensiepen, já que a sua assinatura está bordada nos bancos dianteiros e aparece ao longo das soleiras das portas com iluminação de fundo, a que se junta revestimento em couro Merino.

A Alipna vai produzir apenas 99 unidades deste B8 GT, cada uma com um preço que arranca nos €225 mil.