
A região de Piemonte, no norte de Itália está, esta quinta-feira, sob alerta vermelho, com chuvas torrenciais, trovoadas e ventos fortes , que causarem inundações e a condicionarem o tráfego rodoviário e serviços ferroviários.
Embora a região de Piemonte, cuja capital é Turim, seja a mais afetada pelas condições meteorológicas extremas que atingem Itália, outras regiões estão também sob alerta laranja, como as vizinhas Lombardia, cuja capital é Milão, e o Vale de Aosta, em plenos Alpes, onde há um risco elevado de avalanches, enquanto o centro e sul são atingidos sobretudo por fortes rajadas de vento.
Até ao momento, não se registaram vítimas.
Trânsito ferroviário suspenso em várias zonas, registadas várias ocorrências
Em Piermonte, após uma noite de chuva intensa que levou à subida do nível de água dos rios e a um risco de transbordamento, os bombeiros foram chamados a intervir em numerosas situações, e o trânsito ferroviário foi suspenso em várias zonas, com destaque para o encerramento da linha ferroviária internacional e da autoestrada que liga a França e a Itália através do túnel de Fréjus, uma das principais vias de transporte transalpino entre os dois países.
O comboio de alta velocidade que liga a cidade italiana de Milão à capital francesa, Paris, também foi interrompido, e, devido a um deslizamento de terras, a aldeia de Macugnaga, na região montanhosa do Piemonte, ficou isolada, enquanto em Vogogna, na mesma região, os habitantes foram aconselhados a subir para os andares superiores das suas casas como medida de precaução face ao nível elevado do rio.
Cerca de 200 pessoas tiveram de ser evacuadas
O Pó, o principal rio do Norte de Itália que atravessa Turim também subiu de nível, prevendo-se que suba ainda mais à medida que os afluentes da região aumentam de volume, tendo várias estradas provinciais sido encerradas. Por medida de precaução, as autoridades locais fecharam o acesso à zona ribeirinha, e a autoestrada que liga Turim a Aosta foi encerrada.
Na região da Lombardia, registaram-se inundações na província de Pavia e cerca de 200 pessoas tiveram de ser evacuadas entre as localidades de Vercelli e Verbano, enquanto no montanhoso Vale de Aosta, junto à fronteira com França, a tempestade provocou uma forte queda de neve, causando o encerramento de estradas e do túnel de São Bernardo.
Em Milão, os parques da cidade foram igualmente encerrados devido à chuva e ventos fortes, enquanto mais a sul, na capital, Roma, os serviços de proteção civil foram chamados a intervir em mais de uma centena de situações, sobretudo devido à queda de árvores.
As autoridades esperam que a situação de emergência termine hoje à tarde, com a previsão de uma ligeira melhoria das condições meteorológicas na sexta-feira e sábado.
- Com Lusa