A Polícia de Segurança Pública (PSP) deixa, esta segunda-feira, uma série de recomendações aos cidadãos, caso o abastecimento não seja restabelecido, durante a noite.

Desde à condução nas estradas à forma como devem ser protegidas as casas, eis os conselhos da polícia para quem ainda não vê luz.

Na estrada

Antes de tudo, é aconselhado que se evitem deslocações desnecessárias. Ainda assim, se tiver mesmo de pegar no carro, deve reduzir a velocidade e redobrar a atenção.

Em cruzamentos sem sinalização, dê prioridade à direita e circule com todo o cuidado.

“A sua calma salva vidas”, avisa a polícia, que pede também, claro, para que respeite as orientações das forças de segurança que estão no terreno.

Nas ruas

Não só os condutores, mas também os peões devem evitar deslocações necessárias - sobretudo em zonas mal iluminadas.

Ainda assim, se tiver de circular, vá acompanhado e evite ruas isoladas.

“Esteja particularmente atento ao atravessar passadeiras", pede a PSP.

Prevenção em casa

A PSP aconselha que tenha lanternas e pilhas de reserva em locais acessíveis.

Power banks prontas para uso também são uma boa ideia.

Quanto a usar velas para iluminação, só em último recurso e deve usá-las com “extrema cautela”.

Reforçar a segurança

Perante a escuridão, é preciso redobrar os cuidados. A polícia recomenda que se certifique de que tem as portas e janelas de casa bem trancadas. Deve evitar deixar entradas abertas, mesmo que por pouco tempo.

Se ouvir barulhos suspeitos, não deve tentar confrontar os intrusos, alerta a PSP. A coisa certa a fazer é ligar de imediato para a polícia, através do número de emergência 112.

Evitar o pânico

As autoridades notam que os apagões podem causar ansiedade, sobretudo entre crianças e idosos. É por isso essencial que se tranquilize quem está a sentir-se ansioso.

É também importante manter-se informado através das autoridades e fontes oficiais. Deve procurar evitar os rumores que chegam através de mensagens alarmistas nas redes sociais.

Evite também ser o próprio uma forma de propagação de desinformação. “Confirme antes de partilhar", pede a PSP.

Ser solidário

A polícia apela ainda a que, numa situação de apagão, verifique se os seus vizinhos, “especialmente os mais vulneráveis”, estão bem.

Para ajudá-los, pode, por exemplo, partilhar luz de emergência, emprestando lanternas ou prestando outro apoio prático que seja necessário. “Sempre com cautela e respeito”, ressalva a PSP.

PSP reforça patrulhamento

A Polícia de Segurança Pública implementou um plano de reforço do patrulhamento noturno nas zonas do país onde ainda não há abastecimento elétrico.

Em comunicado a polícia explica que quer reforçar o sentimento de segurança da população, prevenir comportamentos ilícitos durante a falha de energia e dar uma reposta rápida a eventuais ocorrências.

O plano da PSP passa, por exemplo, por reforçar o policiamento junto de infraestruturas críticas, como aeroportos e redes de transportes; aumentar as patrulhas a pé e motorizadas; tornar visível a presença nas zonas residenciais e comerciais, dar uma resposta rápida a situações de emergência.