
A AD venceu de forma destacada as eleições legislativas na Madeira. A coligação que junta o PSD e o CDS obteve 41,35% e conseguiu a eleição de três deputados, Pedro Coelho, Vânia Jesus e Paulo Neves. Os mesmos parlamentares que conseguiu em 2024.
O Chega é outro partido vitorioso da noite eleitoral na Região, a par do JPP. Conseguiu 20,90% da votação e ultrapassou o PS, apesar de só ter conseguido eleger um deputado, Francisco Gomes, tal como os socialistas, que elege Emanuel Câmara, ex-líder do partido.
O PS, o grande derrotado da noite ficou-se pelos 13,46% dos votos tendo perdido um parlamentar face à eleição do ano passado.
O JPP conseguiu a eleição de Filipe Sousa e vai estrear-se na Assembleia da República. Obteve 12,32% dos votos.
Face às eleições de Março de 2024, a AD registou uma subida de mais 6 pontos percentuais, o Chega e o JPP mais 3 e o PS perdeu 6 pontos percentuais em relação ao ano passado, passando a terceira força partidária na Região.
Desde 2015 que os socialistas conseguiam eleger sempre mais do que um representante à Assembleia da República. Em 2011 elegeu apenas um, tal como nestas Legislativas.
A abstenção na Região foi de 45,69%, mais de 4 pp face a Março de 2024.

Segundo os resultados eleitorais, houve mais votos nulos (1.833) do que na CDU, que ficou em 7.º lugar, com 1.763 votos.