
A 6.ª edição do MadeiraMUN realizou-se na passada sexta-feira, dia 2 de Maio, reunindo 48 alunos de seis escolas da Região, que debateram o estado da economia global. Esta foi uma iniciativa organizada pela equipa do programa Parlamento dos Jovens da Escola Secundária Jaime Moniz.
Esta edição contou com a participação da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Escola Básica e Secundária de Machico, Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Escola Complementar do Til – APEL, Escola Secundária Francisco Franco e da escola anfitriã, a Escola Secundária Jaime Moniz.
A sessão contou com uma mensagem em vídeo enviada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, que saudou os participantes como “líderes nas suas escolas e comunidades”. Incentivou-os a “elevar as suas vozes e a envolver-se na nossa comunidade internacional”, relembrando-os, ainda, de que têm o poder de ser “uma força de mudança positiva”.
Por seu lado, a presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, destacou a pertinência do tema escolhido, realçando que, num mundo globalizado, as decisões de um país têm impacto em todos os outros. Já a presidente da Escola Secundária Jaime Moniz, Ana Isabel Freitas, dirigiu palavras aos participantes, sublinhando a importância da educação e da formação dos jovens para que possam tomar decisões conscientes e informadas sobre questões que afetam diretamente o presente e o futuro da sociedade.
Esta actividade levou a que os alunos assumissem o papel de delegados de países membros da ONU, tendo apresentado, discutido e votado diversas moções relacionadas com a economia global.
Na sessão de encerramento, o Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, salientou a importância destes projectos para a educação não formal dos alunos e enalteceu o papel fulcral dos professores no acompanhamento e orientação dos discentes participantes.
João Miguel Marques, aluno da Escola Secundária Francisco Franco, recebeu o prémio de melhor delegado, ao ter representado a Tailândia, dado a sua "postura e pertinência" nas intervenções. O Prémio de Consciência Social Bernardo Flor Rodrigues foi, este ano, entregue à aluna delegada da Jordânia, Eva Xavier Batista, também da Escola Secundária Francisco Franco.